segunda-feira, 27 de abril de 2009

Couves para todos!


A horta nasceu há quase um ano...

A ideia: praticar agricultura biológica em plena cidade, fazer algo diferente, sujar as mãos na terra, ter legumes frescos para levar para casa.

Desde então, de um espaço sujo e abandonado, têm surgido couves galegas e portuguesas, cebola e cebolinho, salsa e coentros, batatas e cenouras.

Marcamos um encontro semanal para o domingo de manhã. Já estivemos quase 20 pessoas. Tivemos tambem uma visita das crianças da Alcateia do agrupamento de escuteiros do Monte Abraão.

A entreajuda e o convívio com os hortelões das hortas vizinhas e moradores do bairro têm sido constantes. Desde que começámos a horta comunitária, já outras três bonitas hortas cresceram à volta. São muitas as pessoas que querem cultivar um pedaço de terra na nossa freguesia!

Com este pequeno espaço criado, aberto à participação de todos, são muitos os projectos que se podem desenvolver: desenvolvimento e aplicação de téncicas de agricultutra biológica, sensibilização ambiental, trabalho com crianças das escolas primárias e com os jovens da freguesia, sensibilização da Junta e da Câmara Municipal de Sintra para a importância das hortas urbanas (e de ter programas de apoio e incentivo a estas hortas), encontros, refeições, workshops... As ideias crescem como as couves!

Sem comentários:

Enviar um comentário