segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A semana dos Coentros!


Coentros ou Coriandrum sativum

Originários da Europa meridional, onde crescem espontaneamente, crê-se que são utilizados e conhecidos desde os tempos bíblicos.

De propriedades anti-sépticas e anti-espasmódicas, estimulantes e cicatrizantes, estão indicados para problemas ao nível do sistema digestivo e do reumatismo.

Semeiam-se durante todo o ano, mas o mais conveniente, de acordo com Dias Antunes em A pequena horta familiar, edição de 1958, será no Outono e Primavera. Deve ter-se no entanto algum cuidado no Inverno, por causa das geadas.

Muito atreitos a ervas daninhas devem mondar-se amiudadas vezes.

Curiosidades

Contam as lendas que as “Bruxas” utilizavam os coentros nas suas poções para os filtros de amor.

Também o médico, alquimista, físico e astrólogo suíço Paraselso usava os coentros, juntamente com outras ervas para curar maleitas, e misturados com a secreção do cervo-almiscar do Crocus sativus, vulgo açafrão, e ainda com resina de Boswellia (insenso), criou um perfume cujas propriedades odoríficas eram benéficas ao amor.

Culinária

Bem enraizados na culinária alentejana os coentros são indispensáveis em saladas, sopas, marisco, carne e peixe, em acompanhamentos e até em licores.

Caldo de Cação (4 pessoas)

4 boas postas de cação

1 cebola grande cortada às rodelas finas

1 bom molho de coentros picados

Sal, azeite, farinha e vinagre e pão alentejano

Num tacho colocam-se as postas de cação a que se juntam a cebola, o azeite e o sal, rega-se com cerca de um litro de água , deixa-se cozer após o que se retiram para um prato.

Ao caldo que ficou adicionam-se 2 colheres de farinha desfeitas em 2 colheres de sopa de vinagre, (atenção para que não haja grumos) caso contrário ao misturar deverá passar a mistura por um passador.

Depois de engrossar juntam-se novamente as postas de cação.

Serve-se com pequenas fatias de pão, a que no Alentejo se dá o nome de sopas.

Notas: Há quem em vez de cebola utilize alhos eu acho que fica com um sabor demasiado intenso pelo que prefiro cebolas. O prato perde completamente a sua graça se as sopas de pão, se não forem de pão alentejano.


Um especial agradecimento à Susete Evaristo, autora do post desta semana sobre os coentros. A Susete tem estado muito disponível assim como tem sido uma boa companheira nos mais variados assuntos relacionados com a nossa horta! Obrigada Susete, bem haja.

Boa semana para todos.

2 comentários: