domingo, 13 de maio de 2012

Espiral de cheiros, camas elevadas, mulching e outras experiências na horta do CouvesParaTodos

Desde o inicio, a horta tem recebido pessoas com ideias novas, com o objectivo de aprender e experimentar formas de rentabilizar este pequeno espaço.

Para testar os fundamentos teóricos, pusemos recentemente em prática algumas estruturas de permacultura como a espiral de cheiros, camas elevadas e outras experiências como a aplicação de mulch, produção de composto em 28 dias e plantar em cartão.

O mulch consiste numa camada de matéria orgânica, utilizada para cobrir o solo. Retém a humidade, fornece nutrientes, evita a exposição directa do solo ao sol e à erosão.  Na horta, o mulch foi apanhado nas matas próximas da horta e utilizámos em todos as novas estruturas.

A espiral de cheiros permite uma optimização do espaço, onde a diversidade de ervas aromáticas e a respectiva configuração foi feita recorrendo a vários sites de permacultura e tabelas de compatibilidade (para evitar competições e potenciar respectivo crescimento com as plantas companheiras).


As camas elevadas permitem o desenvolvimento das raízes a maiores profundidades. No caso da cama elevada 1, o plástico permite a retenção da água, de modo a evitar o desperdício deste recurso. A cama elevada 2 permite a decomposição lenta da matéria orgânica, onde as raízes vão captando os nutrientes. Na Horta, o aspecto é semelhante.

 As plantações em cartão promovem a retenção da humidade do solo e a respectiva decomposição.
O composto em 28 dias é uma forma rápida de obtermos adubo natural para a horta...consiste em juntar matéria orgânica numa pilha, ir mexendo e regando durante esses dias. Na nossa experiência utilizámos mulch, ervas daninhas e cascas de fruta, legumes, etc.

Como as estruturas são recentes, ainda não foi possível verificar o seu bom funcionamento...agora é uma questão de tempo.

COUVES PARA TODOS  :-)

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Progressivamente se irão mudar as mentalidades para a sustentabilidade do planeta.

    ResponderEliminar
  2. Boas! Qual é a orientação da espiral de ervas? O norte é do lado do manjericão? Como está ela?

    ResponderEliminar
  3. O manjericão está a leste (ou ligeiramente a NE), mas é um pouco sensível ao sol e ao calor.

    ResponderEliminar
  4. Olá!! Sou professora de ciências e estou iniciando a construção de uma horta na escola. Gostei muito de encontrar este blog, pois já tinha ideia de uma forma espiral, mas estava sem critérios para seguir. Gostaria de algumas informações mais detalhadas sobre a espiral construida por vocês, poderiam me ajudar? Meu email é carla.alb.85@gmail.com

    Agradeço desde já!!!

    ResponderEliminar