domingo, 31 de janeiro de 2010

Fruto da semana... o diospiro!


O diospiro é o fruto das árvores do género Diospyros e é originário da China. O seu cultivo é mais propício em zonas temperadas. A coloração pode apresentar-se desde amarelo-alaranjado até um laranja escuro. Dependendo da espécie, o seu tamanho varia entre 1,5 e 9 cm de diâmetro. Normalmente, o caule e o cálice do diospiro formam uma espécie de capuz e permanecem acoplados ao fruto depois da colheita, sendo facilmente removidos quando o fruto amadurece.

Habitualmente, o diospiro tem um elevado conteúdo de taninos, o que faz com que os frutos não amadurecidos sejam adstringentes e com sabor amargo. Ainda assim, existem variedades com baixos teores de taninos, denominados não - adstringentes.

Informação nutricional

O diospiro é constituído principalmente por água, tal como a maioria das frutas. É rico em hidratos de carbono, sobretudo frutose, o que determina o seu valor energético moderado e o sabor doce. Tem quantidades moderadas de fibra solúvel, denominada pectina, de carotenos (pro-vitamina A) e de potássio.

Vantagens e desvantagens

Devido ao seu elevado teor de hidratos de carbono, principalmente daqueles com absorção rápida, o consumo de diospiro deverá ser moderado pelo aporte energético e pelas alterações de glicemia (nível de açúcar no sangue) que podem provocar.

Quando a pectina, uma fibra solúvel encontrada nas frutas, chega ao intestino sofre um processo de fermentação que liberta ácidos gordos de cadeia curta. Estes são responsáveis pelos efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no controlo da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue, ajuda no processo inflamatório na parede do intestino e promove uma flora intestinal mais saudável.

O potássio é importante para a tensão arterial, para o equilíbrio dos fluídos do corpo e para a contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.

Os carotenos são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

Como comprar e conservar

Escolha diospiros que ainda conservem o pedúnculo e o cálice. Manipule com cuidado porque tem uma pele muito sensível a danos físicos. Poderá optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, visto que o processo de amadurecimento é rápido e pode ainda ser acelerado se for colocado junto de outras frutas, como a banana. Evite os danos na pele e o amadurecimento excessivo porque nessa altura a pele tende a quebrar-se e poderão desenvolver-se assim bolores na superfície.


Receita: Bolo de Diospiro

Ingredientes
- 1 gema
- 250 gr açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga (derretida e arrefecida)
- +- 4 diospiros
- 1 colher de chá de canela
- raspa de meia laranja grande
- raspa de meio limão grande
- 1/4 colher de chá de sal
- 300 gr farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- 1/2 chávena de nozes partidas
- 1 clara

Preparação
Bater a gema e adicionar progressivamente todos os ingredientes incluídos na primeira parte
da lista. Quando a massa estiver homogénea, misturar a farinha e o fermento. Finalmente introduzir as nozes. Juntar esta massa à clara batida em castelo bem firme e envolver com uma colher de pau. Levar a cozer em forno médio, em forma untada e polvilhada com farinha, +- 1 h.

(informação encontrada na internet)

1 comentário:

  1. É dos frutos mais saborosos que a Mãe Natureza nos dá e deve-se comer muito muito maduro, à colher. Como com regularidade, porque para além de ser um prazer, mantém os meus níveis de mau colestrol dentro do aceitável.

    ResponderEliminar