terça-feira, 12 de maio de 2009

Somos notícia!


Horta Comunitária de Monte Abraão nasceu há um ano

Um grupo de residentes da cidade de Queluz, entre oito e quinze cidadãos, teve a ideia em Junho e começou a plantar em Setembro do ano passado uma horta comunitária em Monte Abraão.

A horta urbana localizada no Bairro 1º de Maio, na Av. Capitão António Gomes Rocha tem objectivos “bastante profundos e não devem ser minimizados pelo seu reduzido tamanho. Existem vários e são bastante distintos. O grande cenário é a criação de uma consciência social e ambiental, através da utilização de um espaço desocupado na produção de alimentos sem recorrer a técnicas artificiais e prejudiciais para todos a longo prazo. Promover a experimentação directa com as culturas, mostrar que é possível ter resultados sem os comprometer à partida.”, revela ao Cidadania Queluz, Ricardo Canelas, um dos participantes.

“Mistura de lazer e consumo próprio.”
A horta urbana não tem objectivos comerciais e não é esse o objectivo dos horticultores citadinos. A horta comunitária serve antes “objectivos sociais: motivámos a criação de novas hortas e imediações e novos interessados nestas actividades.”

Uma horta pela Cidadania Ecológica
A Horta Comunitária de Monte Abraão faz também o trabalho de “sensibilização de órgãos públicos, quer a nível de freguesia quer a nível de município, é um grande objectivo do grupo. a verdade é que estas hortas são um elemento fundamental na vida de algumas pessoas, por muito poucas ou pequeninas que sejam. A aplicação de medidas concretas de incentivo e protecção destes espaços não custa muito, coisas pequenas bastariam para dar um grande contributo à sua existência e proliferação. Existe uma enorme inércia politica neste sector porque não é algo que seja regulável sem algum esforço, mas não é necessário que tudo seja definido com rigor e integrado num plano logístico de enormes proporções, basta alguma elasticidade, medidas inteligentes, adaptáveis e boa vontade. É possível também encarar o espaço como uma possibilidade de aprendizagem contínua e prática, preparação para voos maiores ou pequenos projectos pessoais.”

Principais dificuldades na Horta
As principais dificuldades na manutenção da horta comunitária passam pela rega uma vez que se situa na colina de Monte Abraão.

Verão ameaça Horta Comunitária
“A horta situa-se uma colina do Monte Abraão, imediatamente acima da escola Ruy Belo, sendo que a água é transportada por nós até ao local. Adaptámos-nos à realidade, apostamos principalmente em culturas de pouca água, mas em períodos de seca é muito complicado garantir um correcto desenvolvimento das mesmas. Conseguimos adquirir um depósito de 1000l que nos serve como amortecedor, mas recarregar o mesmo é complicado e exige a utilização de automóveis. Gostaríamos de contar com algum tipo de apoio dos órgãos da Freguesia, mas estamos completamente desamparados. É possível, temos sobrevivido, mas com o Verão é claro que não poderemos alimentar tudo com a presente capacidade de rega.”

Futuro : objectivos da horta comunitária
“Conseguir manter o projecto coeso”
“Montar uma pequena estufa (crescimento nas estruturas)”
“Garantir um sistema de loteamento informal por parte da Junta de Freguesia”
“Expandir o actual círculo de troca de sementes de origem biológica entre outras hortas do distrito”
“Existe tanto que pode ser feito…”

1 comentário:

  1. Só para vos deixar uma nota após a visita que vos fiz esta manhã e dizer que gostei de ver o vosso trabalho.
    Espero, embora as dificuldades que tive a oportunidade de ver, que não desistam.
    É bonito ver que há jovens que se interessam por trabalhos que embora exigindo esforço,é também muito gratificante.
    Um abraço

    ResponderEliminar