quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

E esta semana: a cenoura !!

Planta herbácea, da família das umberíferas, bianual, de raiz fusiforme, grossa e carnuda.

De sabor doce e agradável, pode atingir 60 cm, terminando com uma umbela composta, as folhas são abundantes, recortadas envolvendo o caule.

Eram já conhecidas e apreciadas na antiguidade clássica por Gregos e Romanos

São cultivadas em horta as variedades de raízes e polpa amarelo-avermelhada, as outras variedades forraginosas ou açucareiras. As mais recomendáveis para a horta são as Chantenay, semi-comprida de ponta redonda e avermelhada; as de Nantes, de raiz cilíndrica, a Touchon muito temporã e a de Guerande, de raízes grossas.

É um óptimo alimento, digestivo e saboroso, tem elevado valor nutritivo já que tem na sua composição, proteínas 1,2% de proteínas; 0,3% gorduras e de hidratos de carbono cerca de 9,3%, além de vitaminas A; B1; B2 e C, potásio, sódio e cálcio entre outros.

Utiliza-se na preparação de sopas, cozidos ou guizados, em bolos e o suco além de bebida nutritiva serve para colorir artificialmente a manteiga. Entra ainda na preparação de conservas e pickles, a rama pode servir para esparregado ou como alimento de animais domésticos.

Como curiosidade referir que as nossas avós, faziam um xarope com as cenouras cortadas às rodelas polvilhadas generosamente com açúcar mascavado, muito utilizado no combate à tosse e as sementes da cenoura eram utilizadas em chá como estimulante das funções digestivas.

Bolo de Cenoura

Ingredientes

3 cenouras grandes cozidas e trituradas ; 2 chávenas de açúcar; 2 colheres de sopa margarina derretida (sem estar quente); 4 ovos; 2 chávenas de farinha; 1 colher de fermento.

Modo de preparo

Numa tigela juntam-se as gemas com o açúcar a que se adicionam as cenouras e o óleo, a pouco e pouco junta-se a farinha peneirada com o fermento e de seguida envolve-se o preparado com as claras batidas em castelo
Vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha.
Não deve cozer demasiado, para não ficar seco.

p.s. Agradecemos mais uma vez à Susete o tempo e disponibilidade que dedica à pesquisa ora de frutos, ora de vegetais, e que tanto nos ajuda a manter o blog interessante e colorido! bem haja, e a todos o resto de uma boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário