segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fruto da semana - A abóbora!


Começamos esta rubrica com... *pum*pum*pum*... A abóbora, um fruto (ou será vegetal?) que nos é tão querido e cujos usos são tão variados quanto entranhada está na nossa cultura gastronómica essa pintura geralmente cor-de-laranja que se espalha pelos nossos campos a partir de meados de Setembro!

Abóbora é o termo mais vulgar para designar o fruto da aboboreira ou cucurbita, planta hortícola da família das cucurbitáceas. Note-se que esta família é extremamente diversa, incluindo também a melancia, o melão, o chuchu e o pepino. A razão pela qual as abóboras possuem tantas formas, feitios, sabores e, sobretudo, tamanhos, deve-se ao facto de ser um fruto de polinização cruzada - este cruzamento ocorre quando os elementos de uma planta fertilizam a estrutura orgânica de outra planta de outra espécie! Em muitos casos, é comum que a própria planta da aboboreira adopte comportamentos característicos de outras plantas, de forma a estar melhor adaptada ao seu contexto ambiental. Como podem ver aqui, há abóboras para todos os gostos! Por isso é tão difícil definir a abóbora: vegetal? fruto? Seja ela o que for, terá sido trazida para a Europa depois de os Europeus terem tomado conhecimento do seu cultivo na América do Sul - a abóbora era um elemento essencial na gastronomia das grandes civilizações sul-americanas (Azteca, Inca e Olmeca).



A introdução da abóbora na cultura ocidental foi de tal forma intensa que ela passou a fazer parte da própria definição cultural, em termos gastronómicos, decorativos e festivos! O halloween é, talvez, o maior esquema de marketing jamais inventado para vender fruta e para entreter as crianças do primeiro ciclo por esse mundo fora. Sublinhe-se, também, a entrada da abóbora no imaginário popular e no reino do fantástico - o conto Sleepy Hollow, de Washington Irving, mais conhecido com a lenda do cavaleiro sem cabeça, é imageticamente associado à abóbora enquanto lanterna e, simultaneamente, agente sombrio e sobrenatural.



O cultivo da abóbora pode revelar-se um processo muito divertido, tanto de organizar como de observar. Para além de ser um óptimo acrescento visual para qualquer horta, as abóboras podem crescer até um peso e tamanho assustadores (como se pode ver acima). Os americanos divertem-se a fazer concursos - assume-se que, para eles, a máxima "size does matter" seja tão importante como "in god we trust"... A aboboreira é uma planta relativamente autónoma, pouco exigente em termos de regadio. Planta-se em Abril e recolhe-se em finais de Setembro / inícios de Outubro. Simples, não parece? Na verdade não é. O aumento do frio para finais de Outubro pode ser fatal para os frutos e, um outro problema, é que é impossível planear onde é que as abóboras vão crescer. A aboboreira estende-se por onde lhe apetece, pelo que dará fruto onde mais lhe apetecer (o que inclui telhados e outras árvores...) . Anárquico e extremamente divertido =D



Em termos gastronómicos, a abóbora é um óptimo recurso alimentar. É rica em vitamina A, e fornece também vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Para além de possuir calorias é de fácil digestão. Pode-se fazer sopa ou até uma docinha tarte, como a que se vê acima!

Uma última curiosidade sobre a abóbora, e que é também um exemplo da sua entrada no nosso quotidiano ao longo dos tempos: antigamente, para fazer chuchas para os bébés, as pessoas envolviam pequenas porções de abóbora picada misturada com açúcar amarelo em pequenos panos de linho. Davam um nó na extremidade do pano e metiam na boca dos bébés, que se entretiam com a deliciosa chucha!

Pesquisem e comprem sementes variadas para experimentar plantar abóboras. É divertido, saudável e fácil! É de acrescentar que ainda não foram plantadas abóboras na Horta Comunitária do Monte Abraão mas, no próximo Abril, elas estarão lá para colorir ainda mais o cimo do Monte de que tanto gostamos.

Na próxima semana chegará até vós um outro fruto. Qual será..?

(Fontes - Conteúdos: Wikipedia; Imagens - GoogleImages )

3 comentários:

  1. No próximo domingo se tiver sobrado um pouco, levo até à horta, umas fatias de tarte de abóbora que a minha querida mãe tão bem faz!
    maria

    ResponderEliminar
  2. boa iniciativa.
    reconheço que não ligo muito ao cultivo de horticolas, sou mais de pomares. Mas diz a cultura popular cá da terrinha, que a abóbora só fica boa depois de apanhar os primeiros frios.
    bom trabalho e continuar em frente, que ,saber trabalhar a terra ,é indispensável.
    abraço do vale

    ResponderEliminar