sábado, 6 de março de 2010

Como o prometido é devido: a linhaça!

É considerada um alimento funcional, uma vez que contém, além dos seus nutrientes básicos (hidratos de carbono, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O seu uso contínuo pode proporcionar o aumento da defesa orgânica e uma redução do ritmo do envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza.
-- Controlo de peso
-- Auxílio no combate a anemia
-- Auxílio no combate ao cancro: de mama, de próstata, de colon, de pulmão
-- Auxílio no combate ao acne
-- Auxílio no controlo de diabetes
-- O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue

Ajuda a controlar:

-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
-- Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Carboidratos 1 g

Proteínas 2 g

Gorduras totais 3 g

Gorduras Saturadas 0 g

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir (uma forma fácil partir as sementes é passá-las em numa liquidificadora). Depois, guarde a linhaça ralada dentro de um recipiente fechado e num local seco.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada de cereais, massas de pão e bolo e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita (por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição).

Modos de Usar:
Duas colheres de sopa por dia, batidas na liquidificadora ou não, misturadas num copo de sumo de fruta, ou sobre a fruta, com aveia ou outros cereais, ou ainda com iogurte. Podem tomar linhaça pessoas de todas as idades, inclusive mulheres grávidas.

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